“A Broa Nossa de Cada Dia” é o resultado do meu primeiro encontro com Portugal quando por convite do Festival INstantes cheguei a Avintes em julho do 2017 para documentar a elaboração do pão com maior tradição na cozinha portuguesa, a Broa de Avintes.
A agradável padaria, Arminda & Neto Lda, elabora-o desde há décadas de maneira familiar, cuidadosa e artesanal. Um delicioso pão de textura densa e húmida à base de farinha de milho e centeio, a que se juntam pequenas quantidades de malte, o que lhe dá essa característica cor escura e sabor agridoce. Este pão em forma de torre é cozido durante seis horas em forno de lenha. A sua delicada elaboração implica um grande esforço de todo o pessoal da padaria, que com o sue trabalho diário permitem que a tradição perdure e resista ao processo de industrialização.
Este encontro evidencia uma vez mais a importância de conhecer um país através dos seus ofícios e do seu quotidiano. E a mim permitiu-me conhecer através da dignidade, do compromisso, do esforço e da simplicidade, o valor da sua gente. Aquilo tão importante como “A Broa Nossa de Cada Dia“.
+info: instantesffa.com/ariel-arango/